Somos 17 pequenos aprendizes do 4º ano, da turma A, da Escola EB2,3/S, de Vilar Formoso, do Agrupamento de Escolas de Almeida. Este é o nosso espaço. Seja bem-vindo!
RSS

domingo, 14 de novembro de 2010

Sólidos geométricos

Para aprofundarmos o estudo dos sólidos geométricos, construímos, em pares, 8 sólidos poliedros com palhinhas e plasticina: o cubo, 3 prismas (prisma triangular, prisma quadrangular, prisma rectangular ou paralelepípedo) e 4 pirâmides (pirâmide triangular, pirâmide quadrangular, pirâmide pentagonal e pirâmide hexagonal).

Depois de construídos os sólidos, fizemos a reciclagem e recolhemos embalagens parecidas com os  sólidos geométricos (caixas de sapatos, caixas de papel, pacotes de leite, copos de iogurte, botões, etc), forrámos, colámos, pintámos e surgiu o Sr. Sólido, o aluno mais "caladinho" da turma. É um aluno estranho: descendente de robot, de ave, ou uma mistura dos dois?
Foi uma actividade  engraçada e muito importante, pois aprendemos, de uma maneira divertida, os nomes  dos diferentes sólidos geométricos e suas características.

Aprendemos a distinguir  sólidos geométricos poliedros de sólidos geométricos não poliedros. Os sólidos geométricos dividem-se em dois grandes grupos: poliedros e não poliedros.
  • Poliedros - são sólidos cuja superfície é formada por figuras planas (cubo, prismas e pirâmides). Podemos encontrar vértices, arestas e faces.
  • Não poliedros - são sólidos que apresentam apenas superfícies curvas (esfera) ou superfícies curvas e planas (cone e cilindro).
Trabalho realizado pelos alunos.