Em Fevereiro, começámos a estudar as medidas de comprimento.
Medimos o comprimento e a largura da sala de aula e do quadro com pés, palmos e passos e verificámos que os resultados variaram de colega para colega. Compreendemos por que razão houve a necessidade de se encontrar uma medida-padrão que fosse igual para todas as pessoas: o metro.
O metro é a unidade do Sistema Internacional de Unidades para a distância entre dois pontos no espaço.
A nossa professora mostrou-nos o metro de madeira, a fita métrica (usada pelas costureiras), a fita métrica de aço e o metro articulado.
A seguir, com a ajuda de ataches, construímos o metro articulado que estava no nosso livro de Matemática.
Ao recortarmos e unirmos as dez rectas de cartolina ficámos a saber que o metro está dividido em 10 partes iguais e que cada uma das dez partes representa o decímetro.
1 metro = 10 decímetros ou 1 m = 10 dm
1 decímetro é a décima parte do metro ou 1 dm = 0,1 m
0 comentários:
Enviar um comentário