Somos 17 pequenos aprendizes do 4º ano, da turma A, da Escola EB2,3/S, de Vilar Formoso, do Agrupamento de Escolas de Almeida. Este é o nosso espaço. Seja bem-vindo!
RSS

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

12 Dias de Natal - ShreK

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Actividades realizados em Dezembro

Telhas de Natal

A ideia surgiu...decorar uma telha com motivos de Natal. Mas onde encontrar telhas antigas?
Eis a história da telha de Natal:
A D. Ivone soube da ideia e ofereceu-nos as telhas. A nossa professora foi buscá-las a Poço Velho.
Na 3ª feira fomos para a sala de EVT e limpámos todas as telhas com esfregão e escovas de arame. Lavámos as telhas e ficaram a secar.
Na 4ª feira, cada um separou três folhas de guardanapo com o boneco de neve e colámos uma das folhas na telha com muita cola branca: primeiro foi colocada a cola na telha, depois a folha de guardanapo, com muito cuidado. Cada um, muito delicadamente, calcou com o dedo a folha para que ficásse bem colada; a seguir foi colocada outra camada de cola. As telhas ficaram a secar.
Na 5ª feira enfeitámos a telha com material que trouxemos: botões, fitas, estrelinhas douradas, purpurinas, feltro (para a estrela vermelha), guardanapos com desenhos de azevinho, verniz em spray, etc.
Na 6ª feira embrulhámos todos os nossos trabalhinhos.
Foi um trabalho diferente, divertido...e surgiram belíssimas telhas de NATAL!


Presépio de Lata - Rui Veloso

Canção ensinada e cantada na aula da Escolinha de Valores (AEC).

Parabéns, Tomás!

No dia 19 de Dezembro, o Tomás fez nove anitos!
Parabéns, Tomás, muitas felicidades e sucessos académicos.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Pegue o seu no Magia Gifs!


1 de Dezembro - Restauração da Independência


Tudo começou em 1578 com a morte do Rei D. Sebastião, no norte de África, na Batalha de Álcacer- Quibir. A sua morte trouxe um problema: D. Sebastião não tinha filhos nem irmãos que lhe sucedessem.
Quem acabou por suceder-lhe foi o seu tio - avô, o Cardeal D. Henrique. Como o Cardeal era idoso, faleceu tendo governado apenas dois anos.
Na linha de sucessão estava D. Filipe II, de Espanha, primo de D. Sebastião. Assim, o rei de Espanha, passou a ser também o rei de Portugal , seria Filipe I de Portugal.
Com Filipe I começa a 3ª Dinastia - a Filipina (Filipe I, Filipe II e Filipe III).
Passaram sessenta anos em que houve domínio filipino em Portugal. Nesse período, houve várias guerras, fome e aumento de impostos que provocaram a revolta dos portugueses.

A 1 de Dezembro de 1640, um grupo de homens, chamado os "Conjurados", em Lisboa, obrigou os representantes do rei a renunciar ao cargo. A ameaça foi "Ou sai pela porta, ou sai pela janela".
Assim, Portugal voltou a ser independente, sendo nomeado D. João IV como rei.
Com D. João IV começa a 4ª Dinastia - de Bragança.